Moda

domingo, 4 de setembro de 2011

história da maquiagem

Oi gente, sejam muito bem-vindos ao blog!


Aqui vai uma breve apresentação e depois sigo com meu primeiro post.
Meu nome é Julia Giusti, e esse blog é uma parceria minha com a Priscila Serafim (em breve colocaremos uma apresentação pessoal de cada uma). O blog vai tratar de maquiagem, moda, música, cultura e arte.
Vou partir para o assunto principal do post e ao longo das postagens vocês vão nos conhecendo melhor.
Tentarei ser breve no assunto de hoje (história da maquiagem), porque é um assunto super interessante, mas que os sites escrevem com textos extensos e de leitura não tão fácil.
A história da maquiagem começa no antigo império Egípcio, onde os faraós pintavam os olhos para evitar que as pessoas olhassem-no diretamente. Era chamado de olho de Rá e considerado como símbolo político de respeito e religioso. Nesta mesma época, Cleópatra usava o pó khol nas pálpebras e argila no rosto. Já em Roma, na idade média, as mulheres usavam máscaras sobre o rosto durante a noite para melhorar a pele. Essas máscaras eram feitas de farinha, miolo de pão e leite.





O Kama Sutra, que foi escrito entre os séculos I e IV, define a mulher ideal como Padmini, aquela que tem "...a pele fina, macia e clara como o lótus amarelo...", e por muito tempo o padrão de beleza foi esse. Para obter a aparência extremamente clara, no Japão, as mulheres aplicavam um pó espesso e argiloso feito de farinha de arroz, chamado oshiroi. Depois passaram também a usar o beni, pasta feita do extrato de açafrão, para colorir as maçãs do rosto (o nosso amado blush).
O primeiro creme facial do mundo foi criado pelo físico Galeno e era feito com água, cera de abelha e óleo de oliva.
Muita água rolou por aí, cremes e bases começaram a ser utilizados. E, para nossa surpresa, no final do século XVIII, o Parlamento inglês recebeu a proposta de uma lei que penalizaria as mulheres, aquelas que usassem maquiagem, perfume, cosméticos, cabelo falso, salto alto (...) para conquistar seus maridos ficariam sujeitas à penalidade da lei e, se condenadas, o casamento seria anulado. (Sem comentários)
Daí por diante muita coisa aconteceu, ao longo das décadas a maquiagem foi tomando formas e técnicas diferentes e nos dias de hoje está cada vez mais cheia de opções. (Obaa!)






















É isso gente! Escolhi as melhores partes e dei uma resumidinha (acreditem, a história é mesmo extensa).
Espero que tenham gostado.


Abraço.



Por: Julia Giusti

Nenhum comentário:

Postar um comentário